TÍTULO: Revista Academica – Jornal Político, Litterário e Scientífico
img

ENDEREÇO: Tipografia Commercial, rua do hospício n°205.

 

CIDADE: Rio de janeiro.

 

PERIODICIDADE: Mensal.

N° DE PÁGINAS: 56 páginas constam na primeira publicação (15 de março de 1873), acrescidas de oito páginas na posterior do dia 15 de abril do mesmo ano.

DATAS-LIMITE: 15 de março e 15 de abril de 1873 no Cedap.

EXEMPLARES: Ano I – 1-2.

REDAÇÃO: Miguel Lemos e Joachim da Cunha.

ILUSTRAÇÃO: Não apresenta ilustrações.

COLABORADORES: Pimenta de Laet, Aarão Reis, Godofredo Furtado, Lima Barreto, Viriato Belfort, Telles de Menezes, Fragoso de Mendonça, Teixeira de Souza, Augusto Pacca, Lopes Trovão, Miranda Azevedo, Nuno de Andrade, Alves Nogueira, Matta Machado, Galdino das Neves, José Leão, Linz de Albuquerque.

CARACTERIZAÇÃO: A Revista apresenta uma coluna por página, não há publicidade nem ilustrações e charges. Compreende, em seu programa, conteúdos temáticos como Política, História, Sciencia, Litteratura, Religião, Crônicas e Poesias.

DESCRIÇÃO: A linha política assumida pela revista é notadamente republicana, dotada de uma diversidade de artigos, cuja discussão é permeada de críticas aos atos do governo, ao regime monárquico e ao clero, exaltando a idéia democrática. Há comentários acerca do Partido Republicano e outros que fazem alusão à Revolução Francesa, à proclamação da República na Espanha e ao apedrejamento do estabelecimento da “República” que, segundo consta a publicação, ocorreu a mando do governo. A pretensão editorial da revista é trabalhar para que desapareçam os obstáculos ao estabelecimento da república no país, no intuito de instruir seus leitores a fim de se cumprir tal anseio. Percebe-se ainda uma forte exaltação da religião pela revista, como assunto de grande importância.



voltar