TÍTULO: : REALIDADE
img

ENDEREÇO: Avenida João Adolfo, 118 (de 1966 a 1968) e Avenida Otaviano Alves de Lima, 800 (a partir de 1968)

CIDADE: Rio de Janeiro/RJ

PERIODICIDADE: Mensal

Nº DE PÁGINA: De 114 a 258 páginas

DATAS-LIMITE: A revista circulou de 1966 até 1976. No acervo do CEDAP: Julho de 1966 a maio de 1974

EXEMPLARES: 42 exemplares

REDAÇÃO/RESPONSÀVEL: Edgar de Silvio Faria

ILUSTRAÇÃO: Há fotos de diversos autores, entre eles: Nelson Di Rago, David Dreco Zingg, Geraldo Mori, Jorge Butseen, George Dor, Geraldo Guimarães e Luigi Manpan.

COLABORADORES: Diversos, entre eles: José Hamilton Ribeiro, Carlos Azevedo, Osvaldo Resende Júnior, Roberto Freire, João Antônio, Carlos Castello Braneo, Duarte Pacheco, José Carlos Marão, Eurico Andrade, Paulo Henrique Amorin, Narciso Kalli, Milton Coelho, Luis Edgard de Andrade e Carlos Moraes.

CARACTERIZAÇÃO: A revista traz diversas sessões, porém as mais freqüentes são: Gente, com entrevistas e reportagens sobre diversas personalidades; Esporte, que traz informações sobre diversas modalidades como boxe e judô; Futebol, onde são divulgados os resultados de campeonatos; Religião, com questionamentos sobre o catolicismo e a abordagem de outras; Política, que discute a atuação dos políticos no Brasil, além de trazer entrevistas e Polícia, que traz matérias sobre o tráfico de drogas e alguns crimes.
DESCRIÇÃO: Realidade foi fundada em 1966 pela Editora Abril. Durante os anos em que circulou sofreu diversas modificações em sua linha editorial. Até 1968 publicou temas polêmicos ligados à política e ao comportamento. A partir de 1969 as reportagens sobre medicina e curiosidades científicas ganharam mais destaque. Em agosto de 1970, com Paulo Mendonça, novo diretor de redação, a revista voltou a publicar reportagens polêmicas em relação à igreja, a situação dos trabalhadores e entrevistas de personagens políticos que se opunham ao regime militar. E de 1973 em diante, esta traz um novo formato com textos menores e mais diversificados.
FONTE: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro, Vol. IV, p. 4910 – 4911.

 


voltar