TÍTULO: O PÚLPITO EVANGÉLICO
ENDEREÇO: Typografia Universal de Laemmert, Rua dos Inválidos, 71.
CIDADE: Rio de Janeiro.
PERIODICIDADE: Mensal.
Nº DE PÁGINA: Em média 30 páginas.
DATAS-LIMITE: Jan/ 1874 a Dez/ 1875. No Cedap: de Jan/1874 a Out/ 1874.
EXEMPLARES: Ano I – 01-12 (Jan/ 1874 a Dez/ 1874)
Ano II – 01; 07-10 (Jan/ 1875 a Out/ 1875).
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: n/c.
ILUSTRAÇÃO: n/c.
COLABORADORES: Apresenta a publicação de sermões evangélicos de pastores como: Emanuel Vanorsen, José Manoel da Conceição, Francis Schneider, Alexandre Blackford, George M. Morton, Edward Lane, George W. Cherberlain, Modesto Carvaliosa, Miguel Torres, Jonh B. Howell e Ashbel entre outros.
CARACTERIZAÇÃO: Cada número apresenta um sermão, escrito em texto único, sem colunas. Com noticias do mundo evangélico e das igrejas.
DESCRIÇÃO: O Púpito Evangélico começou a ser publicado em janeiro de 1874 pelo reverendo Emanuel Vanorden e foi o segundo periódico evangélico e presbiteriano do Brasil (depois da Imprensa Evangélica de Simonton). Como imprensa da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Púpito Evangélico publicava em seus números sermões e também noticias do que estava acontecendo com as igrejas pelo Brasil. Publicado em um período em que a religião do oficial do império era a católica romana, o Púpito publicava denúncia da falta de liberdade religiosa no Brasil. Com o crescimento dos evangélicos no Brasil o Púpito Evangélico passa a ser um importante documento histórico para se pesquisar o inicio dos trabalhos evangélicos no Brasil.
FONTE: Aderi de Souza Matos, O Púpito Evangélico, Instituto Presbiteriano Mackenzie.