TÍTULO: O Povo – Jornal Hebdomadário do Club Litterário Quarto Estado
img

ENDEREÇO: Typografia Commercial, rua do hospício nº 205. Correspondências dirigidas à rua da Uruguayana nº 95.

CIDADE: Rio de janeiro.

PERIODICIDADE: Semanal.

Nº DE PÁGINA: 4.

DATAS-LIMITE: 08 de novembro de 1873 a 27 de dezembro de 1873 (No Cedap).

EXEMPLARES: Ano I – 6-13.

RESPONSÁVEL: n/c

ILUSTRAÇÃO: n/c

COLABORADORES: W.T.Z., S., Manson d'Asia, Bemin, Miranda e Silva, V. Fernandes, J.M.P., Cunha Freitas, Josephus, C., A.L. Miranda Abreu, Benjamin, Adolpho Julio, A.J. de Souza, F. Leitão, D. Luiza Emilia Pereira, P. Barcellos, J. Batista Nunes, Prof.Ch. Fred. Hartt, J.A. de Souza Vianna, Dona A.B.S., C.R. Maciel, C.A. de Moraes, Eugenio, F. Givoni Lomonaco, Dias Freitas, Lellis Teixeira, Beccaria, A.P. Brito, Quirino Telles, Dr.J.C. de Carvalho, "Estrella do Amazonas", F.J.A., L.E.A. Leal

CARACTERIZAÇÃO: O periódico é dividido em 4 colunas e não contém ilustrações ou charges, apenas publicidade referente à venda de livros. As seções mais freqüentes em todos os exemplares são as seguintes: O Povo, Associações, Chronicas, Literatura, Folhetim, Traducções e outros como: Theatros, Variedades, Sciencias e Inedictoriaes.

DESCRIÇÃO: As décadas de 1870 – 1880 distinguiam-se pelo grande número de jornais que se multiplicavam no país, com destaque para as campanhas abolicionistas e republicanas. Além disso, muitos eram os jornais que se diziam “para o povo”, ou voltados “para as causas do povo” neste período. Nessa perspectiva, o presente periódico, por meio de um estilo crítico, aborda uma diversidade de artigos, em que a idéia de liberdade perpassa em muitos, porém não faz uso de crítica direta ao regime vigente. Os assuntos mais recorrentes dizem respeito à situação do artista no Brasil na época, à ordem pública (polícia e marinha), aos Estatutos da Associação de socorros mútuos, assim como inclui em seu programa artigos que tratam de personalidades como Emilio Castelar (presidente da república na Espanha 1873-1874) e Leonardo Caetano de Araújo (co-proprietário do jornal do Commércio).





voltar