TÍTULO: O Porvir: periódico litterario e recreativo
Endereço: Rua Oliveira Rosario, D. 1 - Santa Thereza.
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Periodicidade: mensal (anno I); quinzenal (Anno II); trimestral (a partir do nº 13)
Número de Páginas: 04
Datas Limite (no CEDAP): 22 jul.1889 – 10 out.1890
Exemplares: nºs: 03; 07; 11-13; 16.
Redação/Responsável: Gregório Garcia Seabra Junior, Julio de Lemos e Jose Nunes de Oliveira Barbosa Junior
Ilustração: Traz apenas uma ilustração, retrato (desenho) de Camilo Castelo Branco ocupando quase toda primeira página do exemplar nº 15
Colaboradores: Marques de Sá, V. T. Rano, K. Turrita, Paulo Kunhardt, M. Torres, B. Bella, Laura V., Gil Braz, Anisio Polari e Atatiba dos Reis.
Caracterização: Ao título segue-se a periodicidade de publicação, os nomes dos redatores e a data. As páginas se dividem em 2 colunas. A primeira sessão que aparece é a do Expediente, onde são dadas as condições para assinatura do jornal. O texto é dividido apenas com o nome dos artigos publicados. As outras sessões fixas são: Saudações, Secção Charadista e Correspondência.
Descrição: Periódico que ressalva os valores republicanos, mesmo exaltando a figura de D. Pedro. Como citado no seu próprio texto, o jornal é de uma leitura amena e agradável, traz inúmeras crônicas e poesias, assim como algumas notícias corriqueiras e cartas a conhecidos, sempre com uma linguagem fantasiosa e brincalhona. Entre seus assuntos exalta também a figura de Abraham Lincoln nos EUA, tendo libertado milhares de negros em nome da “vida” – exemplo para a Republica.
Sua potencialidade de pesquisa apresenta-se, sobretudo, por caracterizar um periódico literário e artístico já nos fins do século XIX.