TÍTULO: O Brasileiro Offendido.
img

Endereço: Impresso na Typographia de Lessa & Pereira, Rua de traz do Hospício, nº 95.

Cidade: Rio de Janeiro - RJ.

Periodicidade: Duas vezes por semana, aos sábados e as quartas-feiras.

Nº de páginas: 04paginas. O segundo número apresenta seis páginas.

Datas-Limite: 26 mar.1831 – 02 abr.1831 (No CEDAP)

Exemplares: Ano I: 1-3

Redação/Responsável: n/c

Ilustração: n/c.

Colaboradores: n/c

Caracterização: O jornal é estruturado por uma coluna fixa, não apresentando conteúdos temáticos ou ilustração. Dava espaço somente as seções de Pensamento e Annuncios. Na seção de Annuncios observamos a ressalva do redator ao descrever que o jornal sairia duas vezes por semana durante quatro meses, sendo sua distribuição feita nas lojas de livros J.B dos Santos, situada na Rua da Cadéa, na E.F da Veiga, na Rua da Quitanda, nº: 49 e na loja de João Pedro da Veiga, na Rua da Quitanda, Canto da de S.Pedro.

Descrição: O periódico foi elaborado em um dos momentos mais especiais da historia do Brasil, um período com intensas agitações sociais e instabilidade política. É contemporâneo ao fim do Primeiro Reinado, com a abdicação de D.Pedro I, em sete de abril de 1831. O momento acentua os conflitos e manifestações, como exemplo, “a noite das garrafadas”, confrontos que se inflamaram perante o sentimento nacionalista e antilusitano.
 Neste turbilhão de acontecimentos O Brasileiro Offendido clama pela união dos patriotas para a luta, declarando sua aversão aos traidores da pátria, para o periódico, os portugueses.O Jornal demonstra sua postura “revolucionaria” contraria ao governo vigente e vai utilizar, como respaldo, a revolução Francesa, conforme o seguinte exemplo: “A França abrasava-se no santo fogo do patriotismo – o Brasil abrasa-se não menos; Se pois a tyrannia baqueou na França; porque razão não baqueara no Brasil ?”.




voltar