TÍTULO: O ALBUM
img

ENDEREÇO: Redação: Rua do Ouvidor, 07.

CIDADE: Rio de Janeiro (RJ).

PERIODICIDADE: O Album surgiu como revista semanal, em janeiro de 1893, porém não manteve a regularidade entre a publicação de alguns de seus exemplares.

Nº DE PÁGINA: O Album manteve a média de 9 páginas: 8 páginas escritas e 1 página contendo a fotografia de uma personalidade, a qual, tinha sua biografia no corpo do texto.

DATAS-LIMITE: O surgimento deu-se em janeiro de 1893 e o seu fechamento faz-se impreciso. Os números existentes no CEDAP acompanham a data de fundação – janeiro de 1893 até janeiro de 1895.

 

EXEMPLARES: Ano I - 1- 52 (jan.1893 – out.1894),  ano II - 53-55 (nov.1894 – jan.1895.) (no CEDAP)

REDAÇÃO / RESPONSÁVEL: Diretor de O Album – Arthur Azevedo, Secretário de Redação durante o Ano I – Paula Ney, Secretário de Redação durante o Ano II – Emílio de Menezes.

ILUSTRAÇÃO: Toda edição de O Album está acompanhada de fotografia de uma personalidade, a qual, tinha sua biografia incorporada juntamente ao corpo do texto.

COLABORADORES: Olavo Bilac, Pedro Rabello, Guimarães Passos, Alfredo Bastos, Alberto de Oliveira, Aluízio de Azevedo, Álvares de A. Sobrinho, Adelino Fontoura, Luiz Murat, Paulo Augusto, Machado de Assis, Urbano Duarte, Lucio de Mendonça, Valentim Magalhães.

CARACTERIZAÇÃO: O Album compunha-se de três colunas fixas presentes em todas as publicações, intituladas: Chronica Fluminense, Theatros, e a terceira intitulava-se com o nome da personalidade em destaque na semana. Outros artigos que compunham o periódico, normalmente, acompanhavam o título concebido por seu criador, assim, poemas, contos, romances, etc, seguiam intitulação original nas colunas.

DESCRIÇÃO: A revista surgiu com caráter semanal em janeiro de 1893 sob a direção de Arthur Azevedo. Os assuntos mais recorrentes giravam em torno do viés cultural, integrando ao corpo do texto poesias, contos, romances, crônicas teatrais. Biografia acrescida de fotografia, de uma personalidade, se fazia presente em toda edição do periódico, o intuito seria montar uma galeria formada por grandes personalidades, a qual determinava o título do periódico – O Album. Assuntos associados à temática de esporte compuseram somente as três primeiras edições de O Album, sendo suprimido posteriormente.

OBS.: O Álbum possuía poucos distribuidores, todos localizados no Rio de Janeiro: Livraria Lombaerts – Rua dos Ourives, 07; Livraria Encyclopedica de Fauchon e Comp., Rua do Ouvidor, 125; Livraria Lachaud, Rua Nova do Ouvidor, ns. 16 e 18; Companhia Photographica Brasileira, Rua Gonçalves Dias, 40.




voltar