TÍTULO: Instrucção Nacional – Revista de Pedagogia, Sciencias e Lettras.
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ENDEREÇO: Typographia de Quirino F.do Espírito Santo, Largo da Carioca, 2. A correspondência devia ser remetida para a Rua do Ouvidor, 155.

CIDADE:, Rio de Janeiro - RJ

PERIODICIDADE: Mensal.

NÚMERO DE PÁGINAS: 32 páginas no primeiro exemplar e 43 páginas no segundo.

DATAS LIMITE: Dez.1873 – Jan.1874.

EXEMPLARES: 01 (Dez. 1873); 02 (Jan. 1874).

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Antonio Estevam da Costa e Cunha e Augusto Candido Xavier Cony.

ILUSTRAÇÃO: n/c.

COLABORADORES: C. e G., Dr. Luiz Pedro Drago, A. Hermann, D. Eudoxia Brazilia d Costa, Augusto José Maurício Wanderley, Dr. João Aufredo Corrêa de Oliveira, Teixeira de Azevedo, A. C., F.C.. Consta que a revista tem a colaboração de professores e literatos.

CARACTERIZAÇÃO: O jornal não possui colunas fixas, porém algumas seções se repetem nos dois exemplares como Boletim, Pedagogia e Sciencias. Não possui ilustrações e a Seção Avisos e Informações, no final do exemplar, traz alguma publicidade referente a livrarias e propaganda de livros.

DESCRIÇÃO: A Instrucção Nacional se propõe a tratar de assuntos ligados a instrução e educação do povo brasileiro e a defender os direitos dos professores públicos do Império.  Dirigido por dois professores primários da Corte o Instrucção Nacional visava à discussão e a crítica de temas relacionados à educação, tendo como objetivo “preencher aquella lacuna, estudando e discutindo os multiplices assumptos concernantes à magna aspiração nacional de regenerar moralmente o povo brasileiro,não descurando também o cultivo da arte de ensinar das sciencias e outros ramos dos humanos conhecimentos”.
 Em seus artigos destaca-se, como conteúdo principal, a crítica a educação e ao ensino de seu tempo. É possível notar também, uma preocupação com a tomada de consciência da população para com a importância do ensino, visando sempre o progresso da nação e aliado a isso o reconhecimento da profissão docente como função social e pública.
Também contêm artigos tratando de conferências pedagógicas, ciências exatas e assuntos diversos, sempre relacionados ao ensino.

FONTES:
SHUELER, Alessandra. Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte Imperial (1870-1889): o exemplo da Instrução Pública.


www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a04v31n3.pdf  acessado em 22/08/2008.




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