TÍTULO: EX – Extra: Jornal de texto foto, quadrinho e imprensa.
img

ENDEREÇO: Rua Santo Antônio, 1043.

CIDADE: São Paulo
.
PERIODICIDADE: Mensal. 

N. º DE PÁGINAS: 40. 

DATAS-LIMITE: No acervo do CEDAP: Setembro de 1974 a novembro de 1975.

EXEMPLARES: 07 exemplares

RESPONSÁVEL: Paulo Patarra. 

ILUSTRAÇÃO: Fotos de Elvira Alegre, Elifas Andreato. Layout e logotipo de Paulo Orlando Lafer de Jesus.  Quadrinhos e charges de diversos autores.

COLABORADORES: Hamilton Almeida Filho, Narciso Kalili, Myton Severiano da Silva, Gabriel Romeiro, Palmério Dória de Vasconcelos, Sergio Fujiwara, Delfim Fujiwara, Armindo Machado, Dácio Nitrini, Ricardo Alves, Regina Arakaki, Paula Plank, Marcos Faerman, Fernando Morais, Caco Caetano, Beth Costa, Luis Guerrero, Ingo Reinaldo, Amâncio Chiodi, Percival de Souza, Alexander Solnik, Hermes Ursini, Vanira Codato, João Antonio, Cláudio Faviere, Joel Rufino dos Santos, Cássio Loredano, Demócrito Moura, Samuel Wainer, Iolanda Hussak, Elifas Andreatto, Vilma Grizinsky, Mônica Teixeira, Luis Pontual, entre outros. 

CARACTERIZAÇÃO: O Jornal é apresentado, em sua maior parte, com matérias divididas em quatro colunas por página, os assuntos abordados em geral são de cunho político, mas outros assuntos também são recorrentes como literatura e imprensa. As publicidades existentes são de editoras, livros, propagandas de Faculdades e vestibular. Há também um freqüente anunciante que é a Levis – Jeans Store. As ilustrações são diversas possuindo sempre fotos que ilustram as matérias publicadas, além de quadrinhos e charges, como uma das características marcantes do periódico.

Descrição: Ex - é lançado em 1973. A partir de novembro de 1975 com a publicação de uma matéria sobre a morte de Vladmir Herzog no Ex-16, o jornal passa a sofrer censura até fechar. Os assuntos freqüentemente publicados possuem caráter político, claramente de esquerda com diversas referências a Karl Marx. Há um tom de “sátira” e de “ironia” em algumas matérias, quadrinhos e charges.  Além disso, muitos assuntos pertinentes da época de sua circulação foram abordados, como: a ditadura, a censura, a liberdade de imprensa, entre outros.

FONTE:  http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=2163
                 http://www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/cd4/mesaredondas/l_tavares.doc
                


http://www.pontodevista.jor.br/jornalismo/herzorg.htm
                

http://www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/11/hohlfeldt1.pdf



voltar