TÍTULO: Ensaio Escolástico dos Estudantes do Atheneo Turvano
Endereço: N/C
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Peridiocidade: Mensal
Número de Páginas: 04 no primeiro número; 08 nos números seguintes.
Datas-Limite: 2 de dezembro de 1859 a 2 março de 1860 (no CEDAP)
Exemplares: nº 01 ( 2 dez.1859) -nº 04 – 2 mar.1860
Redação/Responsável: Typ. de A de Gonçalves Guimarães
Ilustração: N/C
Colaboradores: Colaboram, no periódico, alunos, professores, diretores do Atheneo, como Joaquim Carlos Bernardino e Silva, Aureliano de Souza Cunha Carvalho, Delfim Antonio de Medeiros, Américo Brasileiro da Costa Moreira, Vicente de Mello César, João Augusto Diniz Junqueira, Leopholdo Antonio Chaves, J.F. Joviano, José Barbosa Torres, Antonio Leite R.Almeida.
Descrição: Trata-se, sobretudo, de um ensaio escolástico publicando os escritos dos estudantes do Atheneo. Suas sessões são traçadas a partir do desenvolvimento do estudo na instituição, sendo bem explícita uma evolução – em questão de conteúdo – do primeiro ao último número. Traz noções de história, geografia, alguns informes corriqueiros da instituição, poesias e pequenos contos, discursos de inúmeros cardeais e um considerável estudo filosófico – sempre de natureza escolástica.
Caracterização: Caracteriza-se por ser um ensaio escolástico, tendo seus escritos direcionados a problemáticas teológicas, dando ampla ênfase para o desenvolvimento intelectual na área da filosofia, marcada pela relação entre fé e razão.
O periódico também guarda grande potencialidade para o estudo de literatura religiosa no Brasil do século XIX, assim como para a participação desse tipo de pensamento na formação social brasileira.
Tipicamente iluminista, deposita confiança no desenvolvimento científico como sinônimo de progresso, onde o papel do Atheneo está para “a formação de pilotos que possam, um dia, dirigir o Estado”, tendo como modelo a história dos grandes fatos e heróis e incentivando seus alunos a continuar essa tradição.