TÍTULO: Cacete – Periódico Noticioso, Critico e Literário.


img

Endereço: Praça do Márquez do Herbal, 33.

Cidade: Fortaleza – Ceará

Periodicidade: Semanal

Nº de Paginas: 4

Datas–Limite: 07 de Junho de 1888

Exemplares: Exemplar Único – Anno I – Nº 8

Redação/ Responsável: Pertencente a Academia Brasileira de Letras

Ilustração: n/c

Colaboradores: n/c

Caracterização: O Jornal apresenta as seções Noticiosa, Critica e Literária.

Descrição: O Periódico se inicia com uma nota de expediente, seguida por uma nota com o titulo “Recado”, onde o redator faz um apelo aos seus assinantes para que contribuam com a existência do Periódico fazendo uma analogia, na qual enfatiza a “boa saúde” comparada a sua “boa situação financeira”. Eis um trecho da nota: “Felizmente nossos assinantes são gente de boa saúde e não precisaremos repetir a dose ...”. Traz, a seguir, uma notícia intitulada “Partido Conservador”, no qual o redator faz diversas críticas a nobreza, aos que ele se refere como “poderosos”.Critica também a censura pública que “descaradamente” faz de “um cabra safado, um herói”. Afirma também que estes fatos fazem parte do “curso natural das coisas”, e que é uma conseqüência as pessoas de bom censo lutarem por mudanças, passar por dificuldades e nunca deixar de acreditar na palavra “perseverança”.
Ainda na seção critica do periódico, tem-se uma nota intitulada “Cacetadas em Cheio”, onde o redator ressalva, mais uma vez, nesse Periódico a ordem e a moralidade. Critica o sistema político de leis, salientando, por exemplo, a inutilidade das “Casas de Correção”, as quais apenas servem para prender bêbados e arruaceiros. Discorre sobre a falta de moralidade pública, o abuso de poder e a desigualdade imposta por nobres, detentores de poder e algumas autoridades.
Por fim, na seção literária tem-se a conclusão de uma obra chamada “ A Prova”, traços biográficos do poeta João Milton e um artigo literário chamado “pensamento de João Paulo”. Apresenta também charadas de critica política.



voltar