TÍTULO: A Ilustração Luso-Brasileira. Jornal Universal


img

ENDEREÇO: Travessa da Victória, nº 52.

CIDADE: Lisboa.

PERIODICIDADE: Semanal

Nº DE PÁGINAS: 8 páginas por edição, com exceção do nº 52, que tem apenas 4 páginas.

DATAS-LIMITE: 8 de Janeiro de 1859 – 31 de Dezembro de 1859 (No CEDAP). Foi publicado também em 1856 e 1858.

EXEMPLARES: 1859: Vol III – nº 01 ao nº 52.

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Antonio José Fernandes Lopes

ILUSTRAÇÃO: O periódico apresenta várias gravuras de diferentes temas.

COLABORADORES: Antonio Maria Garcia Júnior, Antonio Mendes Leal, A. H. de Oliveira Pires, Francisco Duarte de Almeida e Araújo, F. E. Payant, Francisco Maria Bordalo, J. C. da Costa, J. J. Mendes Cavaleiro, José da Silva Mendes Leal Júnior, José de Torres, J. R. de Oliveira Santos, Lopes e Mendonça, entre outros.

CARACTERIZAÇÃO: O periódico era publicado aos Sábados. Era composto por três colunas e na primeira página sempre era publicado o sumário de artigos e das gravuras.

DESCRIÇÃO: A Ilustração Luso-Brasileira se dirigia a Portugal e ao Brasil com o objetivo de promover o progresso das letras, das artes, bem como a divulgação de diversos tipos de conhecimentos ao maior número de leitores possíveis.
 Em seus artigos trazia produções literárias de ficção, ensaios críticos, ensaios sobre personalidades contemporâneas portuguesas e estrangeiras, noticiários, retratos, desenhos, textos sobre instituições religiosas e notícias bibliográficas de livros publicados pelo editor do jornal.
 Em seu primeiro volume é publicado um folhetim de Casimiro de Abreu, intitulado ‘Camila’ e no terceiro volume textos literários impressos por Alfredo Hogan Possolo e Henrique Von-Deiters.

FONTES: SANT’ANNA. Benedita de Cássia Lima. Ilustração Brasileira (1854-1855) e A Ilustração Luso Brasileira (1856, 1858,1859): uma contribuição para o estudo da imprensa literária em língua portuguesa. 2006.Dissertação de Doutorado-Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.



voltar