TÍTULO: A EPOCA.


img

Endereço:   Redação – Rua de Gonçalves Dias, 32; Tipografia – “Typografia Perseverança” – Rua do Hospício, 85.

Cidade: Rio de Janeiro.

Periodicidade: O periódico é diário, porém suas publicações se fazem inconstantes, com diferenças, às vezes, de dois dias entre si.

N.º de páginas: A Epoca manteve a regularidade de quatro páginas por exemplar publicado.

Exemplares: O CEDAP possui em seu acervo os números publicados a partir do Ano II – 1888: nº 01-112 (1-26 janeiro; 37-50 fevereiro; 51-75 março; 76-100 abril; 101-112 maio). Algumas publicações apresentam repetições de numeração: nº 38 erroneamente como nº 37; nº 75 erroneamente como nº 74; nº 112 erroneamente como nº 111. A publicação de nº 112 apresenta más condições de leitura e pesquisa, devido sua condição física.

Redação/Responsável: Proprietário: Antônio Zeferino Cândido.

Ilustração: As ilustrações presentes em A Epoca remetem a propagandas de produtos anunciados, sem qualquer identificação dos autores.

Colaboradores: Com maior freqüência: Henri de Rochefort, Emmanuel Gonzáles, Frivolino.

Caracterização: O periódico tem as seguintes colunas fixas: “Notas do exterior”; “Bolsa”; “Modas”; “Sport”; “Charadas”; “Theatros”; “Parabéns”; “Factos e feitos”, etc. Todos os exemplares têm uma página inteira de propagandas, geralmente sobre farmácias, hotéis, colégios, armazéns, anúncios de peças teatrais. Também apresenta  anúncios relativos a alugueis de casas, necessidade de ajudantes e vendedores. A partir, de 1888 aparecem, com freqüência,  anúncios de transporte de cargas pela via marítima.

Descrição: A Época propicia a contemporaneidade uma gama de possibilidades de pesquisa acerca da conjuntura de 1888. A edição de um jornal contendo diversas propagandas, colunas fixas, charadas, anúncios, temáticas políticas e relacionadas a saúde, proporciona a pesquisadores maior compreensão de assuntos que englobam uma escrita simples e visada para um público abrangente.

 


voltar