TÍTULO: A Cartilha do Povo: jornal político, litterário e noticioso.


img

Endereço: Rua d’Alfandega Nº 197.

Cidade: Rio de Janeiro - RJ.

Número de páginas: 04.

Datas Limites: 18 de dezembro de 1859 e 25 de dezembro de 1859 (no CEDAP).

Exemplares: Anno I: Nº 01 – 18 dez.1859; Nº 02 – 25 dez. 1859.

Redação/Responsável: José Soares de Pinho.

Ilustração: N/C.

Colaboradores: Correio Mercantil, entre outros.

Caracterização: Periódico representante de “sociedades beneficentes” do Rio de Janeiro da metade do século XIX, parcela burguesa que acredita na caridade evangelista, mas se preocupa sempre com o fim político-institucional de suas atitudes.

Descrição: É significativo à pesquisa sobre formação de uma consciência e imaginário nacional, justamente no período onde se firma a independência brasileira.
Lança os semens das virtudes cívicas, onde afirmam que “o progresso tem seus legítimos representantes na geração nova” – brasileira, e não lusitana –, esta humanitária, a qual o periódico representa.
Em suas sessões traz questionamentos políticos, desde protestos à Lei do Selo até cobranças quanto ao posicionamento nacional nos conflitos da região da bacia do rio Prata, assim como a nomeação de inúmeros dos seus representantes para cargos estatais.

Traz também diversas notícias referentes as condutas sobre o modo de ser e se comportar da época, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, como a proibição (por lei) de “batuques, cantorias e dansas de pretos, que podem incomodar a vizinhança”, entre outras coisas




voltar