TÍtulo: TIME

 

img

ENDEREÇO: Time & Life Building, Rockefeller Center, New York, N.Y. 10020-1393.

CIDADE: Nova York.

PERIODICIDADE: Semanal, exceto por dois exemplares combinados em um ao final do ano.

NÚMERO DE PÁGINAS: 52.

DATAS-LIMITE: Agosto de 1995 até Abril de 1999 (no CEDAP).

EXEMPLARES: Vol. 146: 8-9;13-15;19;21-24; 26. Vol. 147: 2-10;12-20;24. Vol. 148: 2-10;12-20;24. Vol. 148: 27. Vol. 149: 2-15;17-21;23-26. Vol. 150: 1-2; 4-7. Vol. 153: 8-11; 15-16. Vol. 155: 21.

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Editor-Chefe: Norman Pearlstine.

ILUSTRAÇÃO: Há ilustrações na capa.

COLABORADORES: Por se tratar de uma revista com uma variedade enorme de assuntos e distribuição na América Central e Latina o número de repórteres, jornalistas, colunistas é imenso.

CARACTERIZAÇÃO: O periódico começa pelo índice, que tem o nome da revista estampado na parte superior e com a frase “The Weekly NewsMagazine” abaixo, logo em seguida há a seção “Traveler”s Advsory”, que mostra a situação política de alguns países e dicas de viagem, após isso há a ficha técnica onde se encontra o nome dos editores e pessoas que trabalham na revista; a seção com as cartas dos leitores; notas rápidas na seção “Notebook”; depois “Images”, “Numbers” e “Milestones”, esta última uma espécie de seção de datas de fatos importantes ocorridos na semana passada. Em seguida iniciam-se as  diversas reportagens, com a matéria da capa sendo sempre a primeira, permeadas por seções com opiniões dos colaboradores, depois na parte cultural há sempre a seção sobre literatura, teatro, cinema e TV, ou seja, tudo relacionado à indústria do entretenimento; “Your Health”, sempre com um especialista falando sobre cuidados com a saúde e terminado com a seção “People” sobre as celebridades. As propagandas se distribuem pelo periódico de maneira que ocupam grande parte da revista, desde a contracapa inicial e final e a parte de trás da revista, sendo elas de vários produtos como carros, filmes, relógios, produtos de beleza entre outros.

DESCRIÇÃO: A revista é baseada no jornalismo moderno norte-americano, tem a pretensão de separar opinião de informação, tentando ser o mais imparcial possível. Outro detalhe importante são as capas, na maioria das vezes com fotos, e mostrando personalidades como Bill Gates, Steve Jobs e Steven Spielberg, cenas de guerra, cinema, saúde, política, negócios, ciência, tecnologia, lazer, esses mesmos temas que, no geral, são os mais abordados dentro da revista. Como potencialidade de pesquisa o grande trunfo dessa fonte é o fato de ser, talvez, a revista semanal mais lida e conhecida no mundo, portanto, o que está estampado na sua capa, e os seus artigos, são questões que devem ser levados em conta.  


voltar