TÍtulo: REVISTA AMERICANA – Publicação Scientifica, Artistica e Litteraria
ENDEREÇO: Rua D’ajuda, Floresta, 61.
CIDADE: Rio de Janeiro.
PERIODICIDADE: Quinzenal.
NÚMERO DE PÁGINAS: 32.
DATAS-LIMITE: Setembro e Outubro de 1878 (no CEDAP).
EXEMPLARES: 02.
REDAÇÃO / RESPONSÁVEL: Sr. H. Fleiuss .
ILUSTRAÇÃO: Não apresenta ilustrações.
COLABORADORES: Alberto d’Oliveira; Ezequiel de Macedo; Fontoura Xavier; Franklim de Lima; Frederico Severo; José do Patrocínio; Lins d’Albuquerque; Lopes Trovão; Luís Leitão; Luiz Zamith; Mário; Pedro Ivo; Rodolpho Paixão; Theophilo Dias; Urbano Duarte e Vicente de Souza.
CARACTERIZAÇÃO: As revistas estão divididas nas seguintes colunas: “Apresentação”, nessa coluna apresenta a revista aos leitores e mostra seu conteúdo; “Questões de Economia e Política”, sugere um programa econômico para o Brasil, tendo em vista o ideal liberal e a industrialização; “Instituição Nacional”, nesse espaço fala sobre a idéia de nação e identidade nacional; “A Imprensa”, cita e importância da impressa como veículo de informação para todos; “Emilio Zola – Estudo Bibliographico”, no qual há uma análise da obra do autor em questão; “Literatura Brasileira”, fala da falta de uma literatura definitivamente brasileira; “Horas Vagas”, destinado a abordar todos os assuntos tratados na revista, composta por diversos artigos. Já na segunda edição, tem-se as seguintes colunas: “História”, aborda-se o tema da inconfidência mineira em seus pormenores; “Língua Vernácula”, artigo incompleto (se completaria numa próxima edição) ressaltando a importância do estudo da linguística e da evolução da linguagem; “Vistas Gerais. Sobre a História da Medicina”, voltado para tratar do tema da medicina sob a perspectiva do naturismo; “Sciencias Naturaes. Eucalyptus Globulus”, ressalta a importância do eucalipto para a economia; “Collectividade de Forças”, trata-se do momento em que a revista se coloca a favor da República e da Democracia e fala sobre a nova escola literária em ascensão, o realismo; “Bibliographia. Theophilo Dias – Cantos Tropicaes”, ressalta a importância do autor diante do realismo; “Horas Vagas”, diferente da edição anterior, essa coluna apresenta uma narrativa de um rapaz , sua vida e seus amores na Grécia Antiga; “Chronica”, trata-se da última coluna revista onde aborda-se de tema o teatro da época.
DESCRIÇÃO: Revista voltada à ciência, letras, artes e indústria. Busca o reconhecimento da Europa para o Brasil. Apresenta ideal liberal e positivista na economia brasileira, apontando a industrialização como forma de progresso. Pode-se perceber o caráter republicano em seus artigos, assumindo-o em uma coluna de forma parcial. Há grande preocupação com a literatura, sendo esta símbolo de identidade nacional em um período de transição.