TÍtulo: PROLEITURA
ENDEREÇO: Av. Dom Antônio, 2.100 - Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP. Departamento de literatura.
CIDADE: Assis – SP.
PERIODICIDADE: Mensal, porém não regular.
NÚMERO DE PÁGINAS: 8 a 12.
DATAS-LIMITE: Junho de 1992 à Agosto de 1998 (no CEDAP).
EXEMPLARES: 22.
REDAÇÃO / RESPONSÁVEL: Benedito Antunes no Ano I. João Luis C.T. Ceccantini do ano II ao V.
ILUSTRAÇÃO: Há ilustrações diversas: André le Blanc, J. Wasth Rodrigues, J.U. Campos, Granville (1803-1847), Juan Effel (1908), Ricardo Leite, Eliardo França, Sylvia Orthof, Eva Fumari, Laura Beatriz, Millor, Ziraldo entre outros.
COLABORADORES: As mais frequentes: Maria Alice Faria e Marta Moraes da Costa.
CARACTERIZAÇÃO: É um periódico literário e temático, ou seja, cada edição aborda um tema específico. O jornal é sempre composto pela coluna do editor na capa que introduz o tema a ser tratado; entrevistas com diversas personalidades; artigos chamados “na sala de aula” e “imagens”; opinião do leitor; e resenhas de livros. Em algumas edições há agenda de eventos, e por fim, no especial de natal há um suplemento de poesias.
DESCRIÇÃO: PROLEITURA foi uma publicação vinculada ao projeto “Leitura e Literatura na Escola: Núcleo Nacional de Pesquisa”, desenvolvido por professores e alunos de letras da UNESP, UEL e UEM. Destinado a professores de português que trabalham com leitura, e também para a educação em geral. Um dos objetivos este jornal foi à troca de idéias e propostas entre professores interessados a colaborarem com a publicação.