TÍtulo: O SOCIALISTA – Jornal Político, Chistoso e Comercial

img

ENDEREÇO: R: 1º de Março, 15.

CIDADE: Rio de Janeiro.

PERIODICIDADE: Semanal.

NÚMERO DE PÁGINAS: 4.

DATAS-LIMITE: 20 de julho à 31 de agosto de 1878 (no CEDAP).

EXEMPLARES: 7.

REDAÇÃO / RESPONSÁVEL: Não é possível identificar os responsáveis, pois estes se apresentam com um grupo.

ILUSTRAÇÃO: Não há ilustrações.

COLABORADORES: Os poucos colaboradores do periódico, são anônimos ou utilizam pseudônimos, ex.: Observador ou Indignado.

CARACTERIZAÇÃO: No primeiro número, o periódico era composto por 9 colunas: O Socialista, Folhetim, Edictorial, Poesias, Gazetilha, Noticias Variadas, Boatos, Atos que merecem reprovação e Publicações a pedido: O Socialista, foi publicado em todos os números e o seu conteúdo equivaleria ao editorial, já que ele apresentava sempre a opinião dos organizadores do periódico sobre questões de políticas e de ética; Folhetim foi publicado apenas no primeiro número, o qual apresentou um conto que ficou inacabado; Edictorial, foi publicado nos 2 primeiros números. O primeiro editorial levou o titulo de “Ainda bem que é uma verdade o socialismo”, o que já nos revela a linha política do periódico. Contudo, o editorial parecia uma continuação da coluna O Socialista, já que ambos eram semelhantes em seus conteúdos; Poesias, também publicado apenas no primeiro número, apresentou as poesias “Viagem de um captivo”, “Os typos das Mattas” e “Um perfil”, todos anônimos; Com a descontinuidade das colunas Folhetim e Poesias, percebemos que o periódico decidiu dedicar todo o espaço dos seus exemplares apenas a textos políticos; Gazetilha, foi publicado em todos os números e o seu conteúdo é formado de noticias regionais e variadas; Noticias Variadas, foi publicada no primeiro; Boatos, também presente em todos os números, apresentou ao público pequenas notas de noticias políticas; Actos que merecem reprovação, foi publicado no primeiro, no segundo e no quinto número e o seu conteúdo trazia denúncias jurídicas; Publicações a pedidos, esteve presente em quase todos os números, com exceção do nº 03. Publicava cartas e denúncias dos seus leitores, que eram anônimos ou se apresentavam com pseudônimos. No sexto número, encontramos um manifesto contra o ministro D. Gaspar e um abaixo assinado de comerciantes que não continuou no número posterior; Encontramos anúncios nos números 1 e 5. No primeiro número, temos 5 anúncios e no quinto, apenas 1 anúncio. Esses anúncios eram de prestações de serviços de profissionais liberais, sem nenhuma conotação política ou ideológica.

DESCRIÇÃO:   O periódico é um representante do pensamento socialista, que no último quartel do século XIX tinha uma enorme influência na classe trabalhadora e operária (que eram os seus públicos alvos). Apesar de contar com apenas 7 números, O Socialista nos revela como o socialismo era trabalhado, difundido e interpretado aqui no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro no final do século XIX e, como essas publicações eram reprimidas pelas autoridades. Fonte: FERREIRA, Maria Nazareth.  A imprensa operária no Brasil (1880-1920). Petrópolis: Vozes, 1978. p.97.


voltar