TÍTULO: O ESPELHO – Revista Semanal de Litteratura, Modas, Indústria e Artes

img

ENDEREÇO: Praça da Constituição, 64. Typographia de F. de Paula Brito.

CIDADE: Rio de Janeiro.

PERIODICIDADE: Semanal.

Nº DE PÁGINAS: 12.

DATAS – LIMITE: 04 de setembro à 25 de dezembro de 1859 e 01 de janeiro de 1860 (no CEDAP).

EXEMPLARES: 18.

REDAÇÃO/ RESPONSÁVEL: Francisco Eleutério de Sousa, sendo a redação transferida para Silva Rebello a partir da edição de nº13, do dia 27 de novembro de 1959.

ILUSTRAÇÃO: Algumas gravuras.

COLABORADORES: M. de Azevedo, Paula Brito, Macedo Jr., S. Rebello, Gomes de Souza, Alexandre Dumas, Machado de Assis; estes de maior freqüência na colaboração; além de outros de colaboração única.

CARACTERIZAÇÃO: O periódico é constituído basicamente de colunas dedicadas à literatura que se encontram em todo interior da revista, não contendo nome próprio; trazendo por título os poemas, e os contos. Possui uma coluna dedicada às criticas de teatro chamada Revista de Theatros, outra dedicada a comportamento e etiqueta, a Chronica Elegante e por fim uma coluna de noticias políticas da semana, Notícias a Mão.

DESCRIÇÃO: O periódico é voltado para o sexo feminino, ou como eles preferem tratar “belo sexo”; tem a pretensão de ser diferente dos demais da época, sendo mais voltado para a literatura e para a moda, do que para a política. No campo político faz criticas a D.Pedro II. Enfim o periódico refere-se principalmente ao comportamento feminino e às artes.


voltar