TÍTULO: FRENTE OPERÁRIA – Porta-voz do Pensamento Posadista no Brasil
ENDEREÇO: Editora Ciência, Cultura e Política Ltda. – Lgo. 7 de Setembro, 34. 10º andar, sala 1. Seu último endereço é na R: Sen. Feijó, 183 – sala 72.
CIDADE: São Paulo.
PERIODICIDADE: quinzenal até o nº 405 e mensal a partir do nº 406.
NÚMERO DE PÁGINAS: 08.
EXEMPLARES: 70
DATA-LIMITE: De Outubro de 1960 a Agosto de 1988 (no CEDAP).
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Antônio P. de Freitas e posteriormente Carlos Alberto de Almeida.
ILUSTRAÇÃO: somente fotos, mas sem autoria.
COLABORADORES: o mais freqüente é Juan Posada.
CARACTERIZAÇÃO: Apresenta notícias nacionais e internacionais com temas voltados para a política do movimento operário e comunista, sem qualquer tipo de charges e somente publicidade referente ao tema ou sobre a venda de produtos da Editora Ciência, Cultura e Política.
DESCRIÇÃO: em circulação desde 1953, com uma breve interrupção em 1971, expressa o pensamento do trotskista Juan Posadas (1921-1981), líder do movimento na Argentina (denominado “posadismo”), tendo grande influência nas novas linhas de pensamento insurgentes na América Latina e no mundo, sendo um dos colaboradores para que a 4ª Internacional ocorresse em 1941. Adotando cunho reivindicatório, é direcionado ao público operário, abordando desde a ocorrência das olimpíadas em Moscou durante a Guerra Fria até entrevistas com sindicalistas – como Lula. Com estilo energético, se constitui uma grandiosa fonte para quem pretensiona estudar o período que abrange.
FONTES: “FRENTE OPERÁRIA” – Porta-voz do Pensamento Posadista no Brasil (1960-1961;1980-1988)
Internet – http://www.answers.com/topic/j-posadas
http://www.revoluçãosocialista.villabol.uol.com.br