TÍTULO: CONVERGÊNCIA SOCIALISTA
ENDEREÇO: Rua Maestro Cardin n° 1048 - Liberdade
CIDADE: São Paulo.
PERIODICIDADE: Quinzenal / semanal
NÚMERO DE PÁGINAS: De 08 a 12 páginas.
EXEMPLARES: 39
DATA-LIMITE: 1982 – 1993 (NO CEDAP)
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Arnaldo. Schreiner – Maria Cecília Garcia
ILUSTRAÇÃO: O jornal apresenta figuras, fotos de sindicalistas, manifestações de rua, personalidades políticas, assembléias de trabalhadores e estudantes.
COLABORADORES: Exceto artigos escritos por leitores, os demais textos não apresentam signatários.
CARACTERIZAÇÃO: Suas seções dedicam-se em analisar a conjuntura nacional e internacional assim como apoiar a luta dos trabalhadores e estudantes pelas liberdades democráticas, contra a exploração capitalista e pela construção do socialismo.
DESCRIÇÃO: Sua publicação é iniciada a partir do ano de 1974 sob o título de Independência Operária, editado inicialmente por um grupo de socialistas brasileiros exilados na Argentina. Em 1978, Unifica-se com outro jornal, Versus, trazendo em sua capa o nome Versus - Convergência Socialista e a partir de 1979 passa-se a chamar somente Convergência Socialista. Um jornal a serviço da luta de classes, editado por uma das correntes trotskistas fundadoras do Partido dos trabalhadores e da CUT. Traz análises sobre a luta de classes no Brasil e no Mundo. Faz de suas páginas um instrumento da classe trabalhadora contra as explorações do capitalismo e pela construção do socialismo no Brasil