TÍTULO: ARCHIVO CONTEMPORÂNEO
CIDADE: Rio de Janeiro.
PERIODICIDADE: Quinzenal.
NÚMERO DE PÁGINAS: 12
DATAS-LIMITE: 1872 - 1873
EXEMPLARES: 16
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Castorino Palhares.
ILUSTRAÇÃO: Dr. Joaquim Saldanha Marinho e Le Coucon.
COLABORADORES: Alvares de Azevedo, Celso Magalhães, Eduardo Garrido, Felipe Ferreira, Ferreira Guimarães, Gregório de Almeida, Luis Guimarães Júnior, M. A. Duarte Azevedo, Paula Barros, Pereira Roças, Pires de Almeida e Silvo Ramos.
CARACTERIZAÇÃO: Apresentação de crônica quinzenal, teatro normal, poesia da corte, variedades, moda, a torto e a direito, bibliografia. Desenhos: retratos, caricaturas, galeria zoológica.
DESCRIÇÃO: Como revista predominantemente de cunho literário, dedicado as letras e as artes, ressalta o orgulhoso vinculo com o passado europeu e nossas raízes ibéricas, porém, enquanto proposta literária brasileira, busca impregná-la de originalidade e produzir o suficiente para suprir a defasagem causada por seu tardio desenvolvimento. Se pretende imparcial e estranho a política, embora em suas publicações a tendência nacional monarquista esteja clara, principalmente na constância de temas ligados ao IHGB e na exaltação através de textos e retratos de personagens assumidamente monarquistas.