TÍTULO: AMERICA DO SUL: Periódico Político, Literario e Noticioso


img

Endereço: Rua São Pedro da Princesa em Niterói. Typografia de Domingos Luiz dos Santos, Rua Nova d´Ouvidor, 20.

Cidade: Rio de Janeiro.

Periodicidade: 02 vezes por semana, com variações.

Nº de páginas: 04.

Datas limites: De julho de 1869 a dezembro de 1869.

Exemplares: 44.

Redação/Responsável: Carlos Bernardino de Moura – redator e proprietário.

Ilustração: não possui.

Colaboradores: a maioria das notícias chegava pelos navios paquetes, além de uma correspondência bastante freqüente do Paraná assinada com as iniciais E. W.  Na coluna intitulada Transcripção, como sugere o próprio nome, publica-se noticias ou artigos de outros periódicos, por exemplo: DIÁRIO OFICIAL, OPINIÃO LIBERAL, OPINIÃO NACIONAL, entre outros.

Caracterização: O periódico possui as seguintes colunas: América do Sul, com noticias sobre este continente; Exterior, com noticias sobre outros lugares do mundo; Colaboradores, com informações de outros periódicos e outros locais do pais; A Pedidos; Comunicações Diversas, com informações de várias espécies; Declaração; Avisos Diversos, além de algumas propagandas, prestação de serviços e venda de produtos.

Descrição: Esse jornal surgiu na imprensa da corte no ano de 1869 como órgão político e de publicidade. Contemporâneo às condições do império acreditava na causa da democracia pacífica, proclamando a doutrina de Cormenin: “o verdadeiro principio de governo é o principio de soberania do povo”. Começa a ser publicado logo após de cessado a publicação do DIARIO FLUMINENSE, já com emblema de sua luta em um programa de reformas que o periódico reivindicava, além de revelar muito sobre determinados grupos políticos e a sociedade da época, uma visão sobre os problemas derivados do Poder Moderador, conflitos no seio da Monarquia e do contexto mais geral do Império, e notícias informando a respeito das relações internacionais e guerras no continente. Podemos encontrar noticias do exterior (Guerra do Paraguai), informações sobre a França, a Espanha, a Alemanha, a Inglaterra, os EUA, entre outros países.



voltar