TÍTULO: “A NOTÍCIA ” – Órgão dos Interesses Locais.
ENDEREÇO: Rua Floriano Peixoto s/n; após o nº 80 é passado para a Avenida Rui Barbosa nº 8.
CIDADE: Assis – SP.
PERIDIOCIDADE: Semanal.
Nº DE PÁGINA: de 04 a 06.
DATAS – LIMITE: De Fevereiro de 1935 a Março de 1949.
EXEMPLARES: 141
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Diretor: Antonio de Barros, Gerente: Antonio de Pieri. A partir do nº 135 o Redator -Responsável passa a ser Paulo Botelho de Camargo e depois, no nº 204, o Diretor-Proprietário volta a ser Antonio de Barros e Paulo Botelho de Camargo continua como Redator. No último número de 1940, o Redator é Ernani Rodrigues, o Gerente: J. Fonseca Mendes e o Secretário: Allan Kardec de Barros.
ILUSTRAÇÃO: Há poucas ilustrações.
COLABORADORES: Leonardo; Gerson de Almeida; A. E. Rodrigues; Wanda Camargo; Abdo Blin; Hoda e Oliveira Mendes.
CARACTERIZAÇÃO: além das manchetes, na primeira página há algumas poesias e notícias menores. As seguintes concentram a parte publicitária, noticias esparsas, e a coluna “SOCIAES”, anunciando aniversários, viagens, falecimentos etc. Traz também matérias veiculadas em outros periódicos mas sem muita freqüência.
DESCRIÇÃO: a linha editorial é de posição conservadora e católica, se mostrando antibolchevista e antijudaica. Até novembro de 1937, o jornal apóia abertamente a candidatura de Armando Salles de Oliveira para a presidência. Para esse jornal, a vitória de Armando Salles seria a vitória da democracia no Brasil. Contudo, após o golpe dado por Getúlio Vargas, o jornal dá total apoio ao golpe, pois o vê como uma medida contra o comunismo. Após o golpe o jornal aos poucos pára de vincular noticias políticas, o que era seu ponto forte, e começa a tratar de assuntos mais cotidianos da cidade de Assis. FONTE: CAMARGO, W.G. de. Assis(1905-1955) – Histórico. Assis: Publicação Oficial da Comissão Histórica do Cinqüentenário, s/d.