TÍTULO: A AMÉRICA – Publicação Quinzenal, Scientifica, Litteraria, Commercial, Industrial e Noticiosa


img

ENDEREÇO:  Redação: Rua 1o de março, 78; Typographia Cosmopolita: Rua do Regente, 31.

CIDADE:  Rio de Janeiro.

PERIODICIDADE: Quinzenal.

NÚMERO DE PÁGINAS: 16.

DATAS-LIMITE: 20 de Outubro de 1879 a 20 de Fevereiro de 1880.

EXEMPLARES: 9.

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Filinto D’Almeida.

ILUSTRAÇÕES:  sem ilustrações.

COLABORADORES: Joaquim Mattoso, A. de Lamarce, Th. Gauthier, D. F. das Neves, Silvestre de Lima, D. Antonio de Trueba, Michel Chevalier, Lucio Ribeiro, J. P. Jacquot, B. Asher,  Ch. Lemonnier, Arthur Azevedo, Filinto D’Almeida, Paulo Antonini, Teixeira de Queiroz, F. D’A, L. F, F. D’Almeida, Padre Desiderio, Michel Chevalier, etc.

CARACTERIZAÇÃO:  O periódico não apresenta seções definidas, mas obedece algumas seqüências na disposição do conteúdo. Uma primeira parte é essencialmente dedicada a questões políticas e/ou econômicas; na seqüência conforme os números, variam as ordens dos temas,  alguns relacionados a questões sociais, discutindo  temas ligados à liberdade religiosa ou o papel da Igreja na instrução das crianças; dispondo ainda de contos, críticas literárias, poesias e relatos de viajantes; cabendo a parte final de todos os números, um espaço relativo ao balanço das atividades comerciais mais importantes ao país ocorridas na quinzena desde a última publicação; aparecem também resumos acerca de movimentações bancárias, câmbio de moedas, principais gêneros agrícolas exportados, juros, taxas, etc.  Não há publicidade em suas páginas.

DESCRIÇÃO: Surgindo em meados do período Imperial, dispondo-se a defender o ideal de civilização e  progresso atribuindo a imprensa importante instrumento de ação; mesmo declarando-se neutro quanto ao posicionamento político, é perceptível tanto nos editoriais quanto no conteúdo veiculado em suas matérias seu posicionamento anti-monarquista, abolicionista e liberal.  Com o intuito de instruir ao público e não fazer parte de ideologias políticas, A América’ explica tal nome ao periódico devido a este ser voltado ao continente e seus acontecimentos.  Apresenta então, notícias da atualidade acerca da economia, letras, artes, ciências, e indústrias. Alguns artigos contêm explicações de economia somando a uma coluna fixa chamada Revista Commercial  que trás tabelas de valores de cambio, fundos políticos, ações de bancos e companhias da época.



voltar