TÍTULO: A PAULICÉA MODERNA
Revista Quinzenal Ilustrada

 

imgENDEREÇO: Rua dos Estudantes, nº 8. CIDADE: São Paulo.

PERIODICIDADE: Quinzenal. NÚMERO DE

PÁGINAS: 20

DATAS – LIMITE: 1916 – 1919

EXEMPLARES: 23

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL:Redator-chefe: Sampaio Jr. Diretor; Januário Giordano, D.C. Pereira (a partir de Abril de 1919).

ILUSTRAÇÃO: A revista era fartamente ilustrada com fotos e gravuras. As fotos eram utilizadas nas homenagens e na cobertura social. Os desenhos e gravuras serviam desde ornamento para as páginas, como para a ilustração de matérias e para a ocupação da capa.

COLABORADORES: n/c.

CARACTERIZAÇÃO: No conteúdo diversificado de Paulicéia Moderna terão destaques reportagens e matérias sobre a cidade e seus diversos aspectos, não só da cidade de São Paulo, como municípios do interior do Estado. A maior parte do conteúdo da revista se estrutura através das seções, que são muitas e surgem e desaparecem freqüentemente, tratando da vida social e mundana. A seção “Álbum Social” dedica-se a homenagear personalidades da sociedade paulistana, através de biografias, textos que elogiam o homenageado e retratos. “Notas Mundanas” trás comentários sobre a vida social de São Paulo, com fofocas onde os protagonistas são identificados apenas pelas iniciais do nome. “No Seio das Musas” é uma seção literária onde são publicados poemas. “Os Grandes Homens” dedica-se a homenagear, geralmente, políticos da época. A seção “Livros Novos” apresenta resenhas de novas publicações. Além destas, muitas outras seções foram criadas como “Curiosidades”, “A mulher” e “Correspondência”.

DESCRIÇÃO: Paulicéia Moderna é uma típica revista de variedades da segunda década do século. Em seu editorial de lançamento, a revista apresenta-se como ilustrada, literária e noticiosa, e promete que “caminhará radiante e progressista na senda do dever, qual estrela protetora, evitando as maldades e apontando o bem”.

voltar