TÍtulo: “O INIMIGO DO REI" – Periódico do Canto Libertário

img

ENDEREÇO: uma publicação da Editora e Livraria “A”- Rua de abril, n.º 8, sala 21, Relógio de São Pedro, Salvador, Bahia. Impressão: Rio de Janeiro: Gráfica e editora Jornal do Comércio, Rua Do Livramento, 198. São Paulo: Oficinas da Cia Ed. Joruês, Rua Gastão da Cunha, 49.

CIDADE: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre.

PERIODICIDADE: bimestral.

NÚMERO DE PÁGINAS: entre 08 e 22.

Datas – Limite: 1977 – 1988 (no CEDAP).

EXEMPLARES:   21.

REDAÇÃO / RESPONSÁVEL: feito em sistema de rodízio, dentro de uma proposta de autogestão jornalística. A responsabilidade cabe portanto aos autores dos artigos.

ILUSTRAÇÃO: Em sua estrutura inicial, apresentou ilustrações nas capas e contra-capas, além de fotografias e poesias referentes a críticas ao regime político.

COLABORADORES: Diversos.

CARACTERIZAÇÃO: um jornal de Imprensa alternativa (de esquerda), de estrutura variável, pode ser classificado como imprensa política. Caracteriza-se como um trabalho educativo e esclarecedor das massas trabalhadoras, enfatizando a importância da autogestão, do movimento do trabalhador, levantando a bandeira da luta contra o autoritarismo e a favor das minorias discriminadas. As matérias estavam centradas nas seguintes temáticas: a autogestão e o ideal  Anarquista.

DESCRIÇÃO: com uma pauta voltada para os interesses das minorias sociais, produziu um jornalismo que se inseriu no quadro mundial das lutas dos explorados. Defendeu a autogestão em contraposição ao autoritarismo do sistema monárquico, isso com grandes dificuldades devido à postura independente que teve. Na defesa do ideal anarquista, propunha uma ruptura definitiva com o contexto autoritário da história. Para isso, pedia o poder a ninguém, propagando em meio a seus ideais, a liberdade em todas as suas vertentes, no sexo, no amor e na vida.

 Fonte: PAGANOTTO, Waldir. Imprensa Alternativa e Anarquismo: “O INIMIGO DO REI” (1977-1988) – Dissertação de Mestrado, UNESP, Assis, 1997.

voltar