TÍTULO: O GOSTO – Jornal de theatros, litteratura, modas, poesia, musica e pintura
Endereço: Das edições 1 a 3: Tipografia de F. Paula Brito, Praça da Constituição nº64. Das edições 4 a 5: Tipografia Imparcial de Cremière, Rua do Ouvidor nº104.
Cidade: Rio de Janeiro.
Periodicidade: semanal.
Número de páginas: 04.
Data-limite: De 05 Agosto a 07 Setembro de 1843 (no CEDAP).
Responsável: edições de 1 a 3: Sr. Francisco Paula Brito; de 4 a 5: Cremière.
Ilustração: n/c.
Colaboradores: os artigos são assinados com pseudônimos tais como “M.”, “S.”, “B.”, “BB”, “Dr. Nailer-Bey”, “O Gallo-Brasileiro”, “Um da Província”.
Caracterização: compõe-se do editorial e de artigos que falam de “theatros”, poesia, “litteratura”, orrespondências provenientes da França, moda e comunicados diversos (piadas e temporada de peça teatral). O quinto exemplar é um especial sobre o sete de setembro. Nele há um editorial comemorando o vigésimo primeiro aniversário da pátria. Nesse número há também uma coletânea de poemas chamados “canto”, “saudação”, “lyra”, “soneto” e “himno”.
Descrição: os editores informam como proposta do jornal o louvor à pátria. Dizem que procuram a arte e a natureza para lhe dar o conhecimento da verdade, enfatizando bem a idéia que o Brasil devera possuir uma poesia própria que correspondesse à sua cultura e ao seu povo. Faz parte da primeira fase da imprensa brasileira que usufruiu do espírito de liberdade e resultados positivos da independência por isso, seu tom ufanista.
FONTE: BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. 4ª Ed. SP: Ática, 1990.