TÍTULO: JORNAL DE PALMITAL – Folha Imparcial


img

ENDEREÇO: Tipografia Nigro.

CIDADE: Palmital

PERIODICIDADE: Semanal.

Nº DE PÁGINA: variável entre 04 e 08.

DATAS-LIMITE: 1946 –  1951. No CEDAP de 04 jan.1947 a 15 set.1951.

EXEMPLARES: 239.

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: diretor–Pedro Nigro/editor: Moacyr Santos.

ILUSTRAÇÃO: é muito presente, raramente com os autores designados. Muitas fotos de políticos, desenhos dos produtos anunciados e pouquíssimas charges.

COLABORADORES: Moacyr Santos (que também assina como Cyrtos), Francisco Negrisolo, A., Manoel Azevedo Costa, Carlos Alberto dos Santos, Riles, X., J., Ricardo Rossi, Dirceu Araújo, Antonio Silvio Cunha Bueno, Clovis Bueno, O Justiceiro, Mario Zaccarelli.

CARACTERIZAÇÃO: não apresenta uma estrutura regular, com várias colunas e propagandas comerciais e políticas que ocupavam quase a totalidade das páginas. Também não apresenta uma ordem quanto às matérias, que dizem respeito ao local, ao estado e ao mundo; o editorial não é freqüente. Apresenta alguns editais do Fórum, da Prefeitura e Sindicatos. Aparecem divulgações freqüentes de casamentos, nascimentos, falecimentos, aniversários, horário das missas e dos filmes em cartaz na cidade, além de agradecimentos aos assinantes, às vezes com divulgação de seus nomes.

DESCRIÇÃO: de caráter local, raras vezes noticia acontecimentos que não envolvem somente a cidade ou a região. Percebe-se com a lista de assinantes divulgada, que não são muitos os assinantes. Tem forte apelo político, anunciando desde campanhas presidenciais até as municipais.



 



voltar