TÍTULO: GAZETA DO BRAZIL – Periódico Político, Litterario e Comercial
ENDEREÇO: Redação: Rua do Hospício n. 79 – Rio de Janeiro. Tipografia de Quirino & Irmão: Rua da Assembléia n. 54.
CIDADE: Rio de Janeiro.
PERIOCIDADE: Semanal.
N. º DE PÁGINA: 04.
DATAS-LIMITE: De 03 Junho a 02 Agosto de 1860 (no CEDAP).
EXEMPLARES: 8.
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Redator-Chefe: Albino dos Santos Pereira Filho
ILUSTRAÇÃO: Não há.
COLABORADORES: D. Mourier Evans (coluna Commercio), S.C (coluna Correio de Sabbado/Correio D’Hontem), B. (coluna Communicados).
CARACTERIZAÇÃO: político, literário e comercial, não possui publicidade. Constituído pelas seguintes colunas: Gazeta do Brazil, Litteratura, Romance, Commercio, Communicado, Correio de Sabbado/Correio D’Hontem, Poesia (essa coluna foi publicada apenas no primeiro número) e Annuncio, trazia debatidas as questões da segunda metade do século XIX, como a consolidação do sentimento de nacionalidade, cobrança dos atos governamentais e divulgação da literatura nacional e os aspectos da economia do país. Informação, discussão, romance (que eram publicados em partes, distribuídos pelos números) e a exposição da realidade de um país de economia agrária apoiada na escravidão.
DESCRIÇÃO: enfatizava as discussões políticas, literárias e econômicas que permeavam o ano de 1860. É possível afirmar que a Gazeta do Brazil contribui para a interpretação e reflexão dos movimentos ocorridos no século XIX, porque retrata a agitação das discussões nacionais desde a emancipação em 1822 até o 15 de novembro de 1899. A literatura também é um essencial alvo de discussão e reflexão do periódico. Denuncia-se a influencia estrangeira em nossa literatura, principalmente a francesa e a inglesa.
FONTE: BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. História da imprensa brasileira. São Paulo, Editora Ática, 1990, p. 40.