TÍTULO: ENTREACTO – Jornal Illustrado e Caricaturas Critica de Todos os Theatros


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ENDEREÇO: do exemplar um ao quatro typografia de Paula Brito, do exemplar cinco ao oito typografia Americana de J. S. de Pinho e do exemplar nove ao quinze typografia imp.e const. de  J. Villeneuve &.C.
CIDADE: Rio de Janeiro.
PERIODICIDADE: Semanal.
No. DE PÁGINA: de 04 a 08.
DATAS – LIMITE: De Maio a Setembro de 1860.
EXEMPLARES: 15.
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: não há identificação.
ILUSTRAÇÃO: caricaturas em quase todos os exemplares, sendo que os autores não são identificados.
COLABORADORES: (?)
CARACTERIZAÇÃO: Nota-se que a partir do exemplar treze, as edições aparecem mais artísticas e ilustradas. Todo exemplar inicia-se com a coluna Entreacto que está sempre ligada a uma critica, direcionada ao público que na visão do jornal não aprecia os bons espetáculos; às peças teatrais intituladas teatros de variedades que são encaradas como comércio; e a falta de apoio financeiro do imperador para que se faça bons espetáculos. Outra coluna é intitulada Pérolas, na qual são feitas sátiras para se demonstrar as mesmas criticas.  Estas são as duas colunas fixas em todos os exemplares. Há também biografias de atores, obras publicadas, informações sobre espetáculos que ocorreriam no Brasil e artigos diversos. Não há uma ordem na disposição dos conteúdos.  Pretendia ser um meio de comunicação destinado somente ao teatro, mas a partir do exemplar doze ocorre uma mudança de assuntos, passando a tratar também de literatura nacional, ciências, música, poesia, escultura, desenho e estatuária.
DESCRIÇÃO: sua intenção era demonstrar aos leitores o conteúdo das peças teatrais ocorridas, enaltecendo esta arte quando merecida e fazendo criticas a grupos teatrais, atores, espetáculos quando estes não correspondiam às expectativas. O jornal passa a possuir um caráter mais crítico, devido à falta de interesse do público e de apoio financeiro para a construção de espetáculos visando à arte e não somente a parte comercial. Ilustrado com retratos e caricaturas criticas de todos os teatros.



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