TÍTULO: BRAZIL AMERICANO
ENDEREÇO: Rua Gonçalves Dias, 19.
CIDADE: Rio de Janeiro.
NÚMERO DE PÁGINAS: 04
DATAS LIMITE: 1875 - 1876
EXEMPLARES: 30
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: n/c.
ILUSTRAÇÃO: Não há.
COLABORADORES: Aquino Fonseca, A de Oliveira da Costa, J. de Serqueira, Jacques Senna, João de Oliveira, Leandro Bezerra, Luis Leitão, Luis Pereira Leitão Junior, Mello de Morais Filho, Theophilo Dias.
CARACTERIZAÇÃO: Apresenta crônicas políticas, crônicas com temas livres, imprensa americana, imprensa nacional e local, folhetim, bibliografia, cartas literárias. Seções: ciências e letras, policial, anúncios e livres.
DESCRIÇÃO: De cunho predominantemente político, abertamente republicano, porém com a preocupação constante em distinguir-se das demais repúblicas da América (manutenção da unidade territorial, da ordem e da supremacia da poder civil sobre o militar e defesa do progresso nacional principalmente referente a indústria e educação). Defende a democracia, e os valores como dignidade, justiça, honestidade e patriotismo. Critica a monarquia e a sua estrutura, sobretudo concernente ao funcionalismo publico, a rede de privilégios e ao clero. Também direciona criticas ao romantismo por deturpar os símbolos nacionais. A discussão sobre a escravidão é praticamente nula, embora na única existente posiciona-se a favor da abolição.