Imprensa NegraB I O G R A F I A S

Raul Joviano Amaral

Diretor do jornal A Voz da Raça.
Redator do jornal Alvorada.
Colaborador do jornal Novo Horizonte.
Colaborador do jornal Senzala.

Raul Joviano do Amaral nasceu em Campinas, São Paulo, em 12 de novembro de 1914. Iniciou seus estudos na Escola 7 de setembro e no Grupo Escolar São Joaquim; cursou o Ginásio do Estado e o Ginásio Diocesano, bacharelando-se em Direito, em 1937, pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (RJ). Freqüentou, também, os cursos de Sociologia, Economia e Estatística. Iniciou sua carreira no jornalismo em 1933, como redator do São Paulo Jornal (OLIVEIRA, 1998, p.240).

Amaral iniciou sua jornada a favor da causa negra em 1927, em que desejava a elevação do negro no cenário nacional, sendo um dos fundadores da Frente Negra Brasileira (FNB). Fundou e dirigiu o jornal A Voz da Raça, 1933, e Alvorada, 1945. Colaborou em vários jornais e revistas de São Paulo e do Brasil. Foi também presidente do Conselho da União dos Servidores Públicos, consultor jurídico da Associação José do Patrocínio, da Liga Eleitoral dos Servidores Públicos, do Centro Cultural Luiz Gama, da Comissão de Serviço Civil do Estado de São Paulo.

Publicou inúmeros artigos em que estudava a situação do negro no Brasil e fez muitas conferências em entidades e associações culturais interessadas nessa questão. Foi ensaísta, sociólogo, poeta, historiador, advogado e estatístico-economista. Suas atividades não ficaram restritas à imprensa. Foi também importante membro da Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos de São Paulo. Lançou sua candidatura a Deputado Estadual, em 1954, pelo partido Movimento Afro-Brasileiro de Educação e Cultura (MABEC).

Raul Joviano Amaral deixou gravada, em programa da TV Cultura, em 1984, uma mensagem que traduz firmemente seus ideais: “Nós, da velha militância, estamos transferindo à mocidade inteligente, culta, laboriosa de hoje, o lábaro que a imprensa negra elevou bem alto. Mas não só a imprensa negra, a imprensa branca também precisa colaborar porque, se nós procuramos à confraternização em termos de respeito, de compreensão, de amor, não só o negro precisa trabalhar em favor dessa compreensão, mas a sociedade brasileira precisa ter”. Veio a falecer em 5 de setembro de 1988.

Elaborado por Pâmela Torres Michelette - 4º ano de História.

Referências Bibliográficas:
Raul Joviano Amaral: sonho ou realidade? Disponível em: http://biblioafrogriot.blogspot.com/2007_12_01_archive.html. Acesso em: 06 out. 2008.
OLIVEIRA, Eduardo. Quem é Quem na Negritude Brasileira. São Paulo: Edição do autor, 1998, p.240.