Imprensa NegraB I O G R A F I A S

 

 

Maria de Lurdes Nascimento


Diretora Gerente do jornal Quilombo

Foi uma das principais articulistas do periódico Quilombo, assinando a coluna Fala Mulher. Estimulou a participação política das mulheres negras e lutou pela regulamentação do trabalho feminino, no que dizia respeito a salários, carteira assinada, jornada de trabalho esindicalização. Maria Nascimento foi responsável pela criação, em 1950, do Conselho Nacional de Mulheres Negras, que possuía um departamento jurídico dedicado a auxiliar a população negra em necessidades básicas, como a obtenção da certidão de nascimento. Defendia a realização de estudos sobre os direitos das empregadas domésticas e os transtornos psico-sociais causados pela prostituição. A sua coluna conclamava as mulheres negras a lutarem contra o racismo, e realizava críticas sociais em caráter de reivindicação, denúncia e aconselhamento.

Elaborado por Ellen Karin Dainese Maziero - 4º ano de História.

Referências Bibliográficas:
SANTOS, José Antônio dos. Imprensa negra: a voz e a vez da raça na história dos trabalhadores brasileiros. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/tex/josesantos.pdf. Acesso em: 08 out. 2008.

SILVA, Joselina da. Feministas negras entre 1945 e 1964: o protagonismo do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Disponível em: http://www.fazendogenero7.ufsc.br/artigos/J/Joselina_da_Silva_40.pdf. Acesso em: 08. out. 2008.

 

 

VOLTAR