Imprensa NegraB I O G R A F I A S

 

x

Aguinaldo Camargo
Colaborador do jornal Senzala.

 Senzala, n°1 – 01/1946, p.11.

Imagem coletada no endereço eletrônico:
http://www.overmundo.com.br/overblog/cinema-em-preto-branco-take-2

 Aguinaldo Camargo foi advogado, agrônomo e ator, além de filósofo e sociólogo. Exerceu o ofício de comissário da polícia no quarto distrito do Rio de Janeiro.

Camargo foi um dos fundadores do Teatro Experimental do Negro (TEN), no final de 1944, juntamente com Abdias do Nascimento, Geraldo Campos de Oliveira, José Pompílio da Hora, Ruth de Souza e Sebastião Rodrigues Alves. Também foi protagonista de peças teatrais do TEN. Além de ser um dos fundadores, em 1945, do Comitê Democrático Afro-Brasileiro. Por fim, fez parte do jornal Senzala (1946).

Elaborado por Pâmela Torres Michelette - 4º ano de História.

Referências Bibliográficas:
GUIMARÃES, A. S. A.; MACEDO, M. A tribuna trabalhista e democracia racial negra dos anos 1940. Disponível em: http: //fflch.usp.br/sociologia/asag/Ademocraciaracialnegradosanos1940. Acesso em: 06 out. 2008.
SANTOS, J. A. Imprensa Negra: a voz e a vez da raça na história dos trabalhadores brasileiros. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/tex/josesantos.pdf. Acesso em: 06 out. 2008.
Teatro Experimental do Negro. Disponível em: http:// itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopédia_teatro/index.cfm? Acesso em: 06 out. 2008.

 

 

VOLTAR