Imprensa NegraB I O G R A F I A S

Abdias do Nascimento

Fundador e diretor do jornal Quilombo.

Imagem coletada no endereço eletrônico: http://www.portalafro.com.br/entrevistas/abdias/internet/abdias.htm

Nascido em Franca (SP) em 1914, Abdias foi político, professor, artista plástico, escritor, poeta, dramaturgo e ativista do movimento negro. Diplomou-se em contabilidade pelo Ateneu Francano, em 1929, bacharelou-se em Ciências Econômicas pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1938, e em 1956, concluiu o curso de Sociologia pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB).

Abdias lutou contra a opressão sofrida pela população afro-descendente. Participou da Frente Negra Brasileira (1931) e fundou, em 1944, o Teatro Experimental do Negro (TEN) - movimento cultural que permitiu o acesso dos negros à representação teatral - formando uma geração de atores e atrizes negros. Em 1948, em conjunto com outros colaboradores, fundou o jornal Quilombo. O periódico era utilizado para articular e divulgar a Convenção Nacional do Negro Brasileiro, além de ser apontado como o responsável pela formação de uma negritude brasileira e nacionalista.

Em 1968, devido ao endurecimento do governo militar e à inclusão do seu nome em vários inquéritos policiais militares, Abdias exilou-se nos Estados Unidos, onde atuou como professor universitário. Foi professor-conferencista da Universidade de Yale, professor emérito da Universidade de Nova Iorque e professor-visitante da Universidade de Ifé, na Nigéria, entre 1976 e 1977.

Após a volta do exílio, inseriu-se na vida política, tendo sido eleito deputado federal em 1983. Assumiu a cadeira no Senado como suplente do senador Darcy Ribeiro, em dois períodos: 1991-1992 e 1997-99. Como deputado federal apresentou projeto de lei que previa a criação de uma cota de 20% para negros na seleção de candidatos ao serviço público, além de propor o estabelecimento do dia 20 de Novembro (aniversário de morte de Zumbi) como o Dia Nacional da Consciência Negra. Entre 1991 e 1994, assumiu a Secretaria Extraordinária para Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (Seafro) do Rio de Janeiro e, em 1999, assumiu a Secretaria de Direitos Humanos e da Cidadania do Rio de Janeiro.

Teve uma trajetória longa e produtiva, contribuindo para a fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Movimento Negro Unificado (1978) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). As suas obras de arte foram expostas em diversas galerias e universidades dos Estados Unidos e do Brasil.  Ícone da militância negra, Abdias recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1993; da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2000; e da Universidade de Brasília (UnB), em 2006. Abdias é também presidente de honra do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), e foi indicado, em 2004, para o Prêmio Nobel da Paz pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA).

Possui várias publicações sobre a temática afro-brasileira, incluindo questões sobre o racismo e religiosidade. Publicou as seguintes obras: Sortilégio (1957); Dramas para negros e prólogo para brancos (1961); O negro revoltado(1968); Racial democracy in Brazil: myth or reality? (1972); O genocídio do negro brasileiro (1978); Mixture or massacre(1979); O Quilombismo (1980); Sitiado em Lagos(1981); Axés do Sangue e da Esperança (1983) e Orixás: os deuses vivos da África (livro editado em 1995).

Elaborado por Ellen Karin Daines Maziero - 4º ano de História.

Referências bibliográficas:
ABREU, Alzira Alves de...[et al.].  Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Pós – 1930. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001, v. 4, p. 4030-4031.
OLIVEIRA, Eduardo de. (Org). Quem é quem na negritude brasileira. São Paulo: Congresso Nacional Afro-Brasileiro; Brasília: Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, v.1, 1998, p.22 .

BOLETIM EPARREI ONLINE. Casa de Cultura da Mulher Negra. Santos, 2004. Disponível em: http://www.abdias.com.br/90anos/boletim_texto.htm. Acesso em: 08 out. 2008.
SANTOS, José Antônio dos. Imprensa negra: a voz e a vez da raça na história dos trabalhadores brasileiros. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/tex/josesantos.pdf. Acesso em: 08 out. 2008.
Site www.abdias.com.br. Acesso em: 21 out. 2008.