Canto LibertárioCATÁLOCO DE PERIÓDICOS


 


TÍTULO: O TRABALHO: porta - voz do proletariado do Rio de Janeiro.


ENDEREÇO: Rua Barão de São Felix, n. º 138.

CIDADE: Rio de Janeiro/RJ.

PERIODICIDADE: N/C.

N. º DE PÁGINAS: 8.

DATA-LIMITE: 01 de julho de 1922.

EXEMPLARES: Ano I: n. ° 4.

RESPONSÁVEL: marques da Costa. Administração: João A. Costa.Expedição: Manoel Gomes.Composição e impressão: União dos Operários em Construção Civil; Tesoureiro: Frederico Garrido.

ILUSTRAÇÃO: Não há ilustrações.
COLABORADORES: Alexandre Vieira, Fábio Luz, Rodolpho Felippe, Zeferine Oliva.

CARACTERIZAÇÃO: Não há um padrão no que se refere à existência de colunas. Grande parte do conteúdo do jornal refere-se a informações sobre os interesses dos trabalhadores, principalmente quanto aos trabalhos realizados no 3o Congresso Operário.

DESCRIÇÃO: Inicia sua circulação na República Velha em 1920, momento em que as oligarquias consolidaram-se no poder, apoiadas em sua riqueza, mas também em uma estrutura política que garantia os seus interesses. Apesar de controlarem o poder de forma hegemônica durante mais de 30 anos, os trabalhadores, marginalizados politicamente e explorados economicamente rebelaram-se diversas vezes contra o poder das oligarquias, tanto nas cidades como no campo. O ‘TRABALHO: porta - voz do proletariado do Rio de Janeiro”, anarco – sindicalista, luta por uma organização internacional revolucionária. Enfatiza a necessidade de derrubar a burguesia para fazer a Revolução Social; ataca ferozmente a grande propriedade e o clero.
FONTE: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.asp


VOLTAR