Canto LibertárioCATÁLOCO DE PERIÓDICOS


 


TÍTULO: O MUTIRÃO – Periódico Anarquista

ENDEREÇO: Caixa postal 15001 – cep 20155, Rio de Janeiro (exemplares 1–2), caixa postal 126049 – cep 24240, Niterói, RJ (exemplares 3–5).
CIDADE: Rio de Janeiro/RJ.

PERIDIOCIDADE: Bimensal.

N. º DE PÁGINA: Os exemplares 1e 2 tem 4 páginas cada e os exemplares 3 a 5, 8 páginas cada.

DATAS LIMITE: No acervo do CEDAP: março/abril de 1991 – janeiro/fevereiro de 1992.

EXEMPLARES: Ano I – 1-5.

RESPONSÁVEL: Não especificado.

ILUSTRAÇÃO: Apresenta diversas ilustrações que fazem referência ao Anarquismo e desenhos que tratam do movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra; fotos de trabalhadores relacionadas às noticias sobre o movimento operário e a luta por reforma agrária, além de charges, em geral, de crítica política.

COLABORADORES: Não especificado.

CARACTERIZAÇÃO: Periódico elaborado pela imprensa alternativa, política e revolucionária. Informações sobre os movimentos Sem Terra e operário e a história da reforma agrária no Brasil.  Porém, o destaque da linha editorial é a intenção conscientizadora acerca do anarquismo e da situação política do país. As colunas são variáveis e estão voltadas para a questão das invasões do MST e lutas operárias.
DESCRIÇÃO: Jornal da imprensa alternativa de ideal anarquista do final do século XX. Está voltado para a conscientização do trabalhador rural e da cidade, para a questão da reformas governamentais e seus significados, fazendo críticas a repressão política as manifestações e resistências e expondo sua postura contrária a órgãos como a CUT – Central Única dos Trabalhadores, por exemplo. Posiciona–se contra a propriedade privada e estatal, revelando o caráter libertário como caminho para o anarquismo. O leitor é permanentemente chamado em suas colunas a participar e agir: “contra as grades do capitalismo,... Pela vida, pela anarquia”.


VOLTAR