TÍTULO: O LIBERTÁRIO.
ENDEREÇO: Rua Rubino de Oliveira, 85, 1º andar.
CIDADE: São Paulo/SP.
PERIODICIDADE: Variável.
N. º DE PÁGINAS: 4.
DATAS-LIMITE: No acervo do CEDAP: outubro de 1960 a dezembro de 1961.
EXEMPLARES: Ano I: 1– 6; Ano II: 8-12; Ano III: 13; 19; 27-28
RESPONSÁVEL: Pedro Catallo – Grupo Editor. A partir do exemplar n. º 5 Pedro Catallo deixa a redação, por motivos de saúde, e esta é assumida por Lucas Gabriel.
ILUSTRAÇÃO: Há ilustrações, mas sem indicação de autoria.
COLABORADORES: Edgard Lowenroth, Juan Le Vagre, Federica Monteseny, P. Drinho, Gregório Naso, Osvaldo Salgueiro, entre outros.
CARACTERIZAÇÃO: Sua estrutura varia, assim como seus índices temáticos. Com a finalidade de contribuir para a divulgação dos princípios anarquistas, anuncia o lançamento de obras libertárias. Há, em todas as edições, a referência às palestras do Centro de Cultura Social, organização de diminuto prestigio da massa e que costuma realizar conferências em sua sede. Foi dirigida por velhos anarquistas, também colaboradores do jornal como Pedro Catallo, Edgard Lowenroth, Germinal Lowenroth, Lucas Gabrel, Mário Dos Santos e outros.
DESCRIÇÃO: O jornal é de tendência anarquista, tendo como base, portanto, o princípio da liberdade do indivíduo e a recusa de qualquer forma de autoridade. Ele circula no período marcado pela bipolaridade entre EUA e a URSS. O jornal se apresenta como sendo imparcial, deixando de comentar os fatos em relação as atitudes assumidas por um dos blocos em relação ao outro. Clama a responsabilidade anarquista de mostrar como pode ser organizada a vida sem o Estado, tendo em vista o fracasso da experiência socialista de Estado após 44 anos de aplicação marxista na Rússia.
FONTE: www.ifch.unicamp.br/ael