Canto LibertárioCATÁLOCO DE PERIÓDICOS


 


TÍTULO: JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA – Unidade Operário-Camponês-Estudantil.


ENDEREÇO: N/C.

CIDADE: N/C.

PERIODICIDADE: Mensal.

N. º DE PÁGINAS: 8.

DATAS-LIMITE: No acervo do CEDAP: agosto de 1989.

EXEMPLARES: Ano I: n. ° 2.

RESPONSÁVEL: N/C.

ILUSTRAÇÃO: Contém fotografias de manifestações públicas.

COLABORADORES: Os nomes que podemos identificar nesse exemplar são: Guilherme Paiva, Marcos Ribeiro, Marlene de S. Silva, Luciene Alves Viana, Maria Lucia, Cíntia Del Mastro, Sebastião Eduardo, Frederico Lazzaroni, Claudia S. Ferreira, Josué F.de Assis, Marta Ferreira da Silva, Helio Batista, Spartur Pimentel, Cláudia Ligia Rocha, Ana Paula Borges, Cláudia Nunes, Daniela Cardoso, Patrícia da Silva, Annes Vieira, Indalécio Silva e Washinton Santos. Outros colaboradores aparecem, mas assinam apenas o primeiro nome; grande parte desses são  alunos correspondentes de escolas públicas e organizações estudantis.  

CARACTERIZAÇÃO: Possui caráter mais reflexivo do que noticioso, e as colunas fixas são: Educação, Situação Política, Movimento Estudantil, Ecologia e Internacionalismo.

DESCRIÇÃO: Publicado durante o governo José Sarney, o periódico assume postura crítica em relação a ele e classifica sua falência como parte de crise do regime político, definindo a Constituição como sub-produto do regime. Destaca a incapacidade da nova república frente ao imperialismo e ao grande capital nacional e estrangeiro. Propõe uma alternativa operária e estudantil, envolvendo o não pagamento da dívida externa. É um órgão nacional da Aliança da Juventude Revolucionária, organização de orientação socialista, que objetiva agregar os jovens por meio de centros acadêmicos, diretórios acadêmicos e centrais de estudantes. Em seu programa defende o  ensino público, gratuito e de qualidade para todos, em todos os níveis, além de outras reivindicações da juventude estudantil, como o fim do vestibular e o livre ingresso na universidade, a constituição de governos tripartites, com maioria estudantil, nas escolas e universidades.

VOLTAR