Canto LibertárioCATÁLOCO DE PERIÓDICOS


 


TÍTULO: JORNAL DO POVO

ENDEREÇO: Rua 13 de Maio, 35.

CIDADE: Rio de Janeiro/ RJ

PERIODICIDADE: Diário

N. º DE PÁGINAS: 6.

DATAS-LIMITE: No Acervo do CEDAP: 12 de outubro de 1934 a 19 de outubro de 1934.  
 
EXEMPLARES: Ano I: 5; 7-10.

REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Apparicio Torelly (Barão de Itararé), Antonio Soares de Oliveira, Clóvis Caldeira, Ramiro Souza Cruz, Santa Rosa.

ILUSTRAÇÃO: O periódico apresenta charges e fotografias sobre fatos da época e desenhos fazendo referência à luta operária, mas não há identificação de autoria.

COLABORADORES: Não há colaboradores freqüentes, mas dá-se destaque à colaboração de Caio Prado Júnior na 7ª edição do periódico publicando um artigo sobre o latifúndio em São Paulo.

CARACTERIZAÇÃO: As colunas presentes no periódico são: Correspondência Operária, elaborada a partir de depoimentos (geralmente anônimos) enviados à redação; Socorro Vermelho, espaço de denúncia; Movimento Sindical, onde se abordam questões como greve, protestos sindicais, trabalho, opressão; Movimento Estudantil, onde se discutem educação, greve estudantil, resoluções de centros acadêmicos; Folhetim do jornal, onde se publicou em fascículos a história de João Candido, líder da revolta da Chibata/1910.  O jornal também apresenta colunas tratando de assuntos cotidianos, como previsão do tempo, noticias do esporte, e, eventualmente, anúncios de cinema e divulgação de congressos e reuniões.

DESCRIÇÃO: O periódico inicia sua publicação em 1934 (circulando apenas 10 exemplares), idealizado por Apparicio Torelly, o Barão de Itararé. Tornou-se atrativo devido às denúncias e protestos, bem como pelo folhetim elaborado a partir dos relatos pessoais de João Candido que descrevia os acontecimentos de 1910. Apresenta uma pauta voltada à defesa dos interesses dos trabalhadores em questões referentes às greves e movimentos sindicais. Segue a linha política esquerdista deixando claro em suas reportagens uma postura anti-imperialista, anti-fascista e anti-capitalista. 
FONTE: Barão de Itararé - (Apparício Torelly)in: http://www.releituras.com/itarare_bio.asp, acessado em 28/03/2007.
A placa do Barão in: http://www.igutenberg.org/jj28historia.html, acessado em 28/03/2007.

VOLTAR